× Capa Meu Diário Textos Áudios E-books Perfil Livros à Venda Prêmios Livro de Visitas Contato
Território Inimigo
Literatura, História, Museologia e Numismática. Sítio de Goulart Gomes, o criador do Poetrix.
Meu Diário
30/12/2008 10h54
AS ANTOLOGIAS E EU
Minha vida literária é um mar de antologias pontilhado por livros individuais. Minha primeira publicação foi uma antologia e a última, deste ano que termina, também. Ao todo, foram 15 coletâneas internacionais e 30 no Brasil. Espero, em breve estar chegando à de número 50.

A primeira delas foi a UNIVERSOS NA ESPERANÇA DE AMOR E PAZ, organizada em 1985 por Francisco Teles, em Salvador, Bahia, em consequência do Concurso Internacional da Poesias Prêmio Lagoa do Abaeté, publicada pela Editora Abaeté. A última, também internacional, foi a FRAGMENTOS VISÍVEIS SICHTBARE FRAGMENTE, organizada por Rosane Zanini, brasileira que reside na Suíça, lançada na Bienal de São Paulo 2008.

Em 1995, com a criação do Grupo Cultural Pórtico, também passei a ser organizador e editor de coletâneas cooperativadas. Essa experiência produziu 13 antologias, sendo duas delas internacionais, com autores da Espanha e de Cuba.

E por que as antologias sempre me atraíram tanto? Bem, os motivos são vários: a possibilidade de estar divulgando meus trabalhos (desde quando ainda não havia internet, blogs e sites) por um baixo custo; a chance de estar atingindo públicos que, sozinho, eu não atingiria e a oportunidade de estar interagindo com outros autores, de várias partes do Brasil e do mundo.

Por isso, para 2009, já estou organizando outras duas antologias: uma de poetrix e outra de poesias, para lançamento na Bienal da Bahia, em Abril-2009. Se você é autor e tem interesse em participar, entre em contato comigo. Quem sabe você também não se torna um "antologiamaníaco" como eu?
Publicado por Goulart Gomes
em 30/12/2008 às 10h54