× Capa Meu Diário Textos Áudios E-books Perfil Livros à Venda Prêmios Livro de Visitas Contato
Território Inimigo
Literatura, História, Museologia e Numismática. Sítio de Goulart Gomes, o criador do Poetrix.
Meu Diário
01/02/2009 13h58
A CIDADE DE SOBRAL E A TEORIA DA RELATIVIDADE
Em 1905 um jovem de 26 anos publicou cinco artigos científicos de Física Teórica que iriam transformar os séculos XX e sucessivos, abordando: quanta de luz, dimensões moleculares, movimento browniano, relatividade especial e o quinto, onde apresentou sua célebre equação E=mc2.

Albert Einstein se tornaria a maior personalidade do século, segundo a revista Time; ganharia o Prêmio Nobel, em 1921 e, ao longo dos anos sucessivos, se tornaria um expoente na luta pela Paz Mundial.

O livro EINSTEIN, OS 100 ANOS DA TEORIA DA RELATIVIDADE, organizado por Andrew Robson, apresenta um belo retrato da vida pessoal e obra deste gênio, através de textos de grandes personalidades, como Stephen Hawking e Arthur Clarke. Um homem simples e fantástico, que esteve à altura da admiração e carinho que recebeu de todos os seus fãs.

A surpresa ficou por conta da informação sobre a importância de Sobral, no Ceará, na comprovação de uma das idéias de Einstein: a curvatura da luz, apresentada em 1911, que só seria verificada em 29 de maio de 1919, com a observação de um eclipse solar, a partir de dois pontos: um na África e outro na pequena cidade do Nordeste do Brasil.

Está aí a pequena contribuição brasileira para a primeira celebridade mundial que assumiu integralmente sua condição de Cidadão do Mundo!
Publicado por Goulart Gomes
em 01/02/2009 às 13h58