× Capa Meu Diário Textos Áudios E-books Perfil Livros à Venda Prêmios Livro de Visitas Contato
Território Inimigo
Literatura, História, Museologia e Numismática. Sítio de Goulart Gomes, o criador do Poetrix.
Meu Diário
01/01/2010 13h35
A DÉCADA QUE NOS ESPERA
A revista SUPERINTESSANTE de Janeiro/2010 traz instigantes matérias sobre o breve futuro que nos aguarda. É notável o avanço tecnológico que nosso planeta vem sofrendo, desde o final da Segunda Guerra Mundial, e mais intensamente nessa última década, ao preço de muita destruição ambiental.
 
É assustador observar como algumas tecnologias inovadoras em 2000, hoje estão parcial ou completamente obsoletas, como o Zip-Drive, os antigos buscadores Cadê e Altavista, WAP e o Geocities, todos os modelos de aparelhos celulares e fax. E o que nos espera é ainda mais surpreendente, como os leitores de livros digitais, a exemplo do Kindle, que também incorporarão assinaturas de jornais e revistas, o avanço dos carros elétricos, as experiências com teletransporte, materiais invisíveis, engenharia genética e biônica, física quântica, desenvolvimento de novos medicamentos, como as pílulas da inteligência (já chamadas de Viagra do Cérebro) e a Televisão 3D.
 
Mas as mudanças também se estendem aos próprios conceitos religiosos e filosóficos. O jesuíta argentino José Gabriel Funes, diretor do Observatório Astronômico do Vaticano, instalado em Castelgandolfi e com um posto avançado no Arizona, para espanto de todos, afirmou “que Deus pode ter criado seres inteligentes em outros planetas do mesmo jeito que criou o universo e os homens”. É a Igreja Católica se rendendo à evidência de que não estamos sozinhos nesse universo de três trilhões de galáxias.
 
É... um admirável mundo novo nos espera. Quem viver (e suportar), verá!

Publicado por Goulart Gomes
em 01/01/2010 às 13h35