× Capa Meu Diário Textos Áudios E-books Fotos Perfil Livros à Venda Prêmios Livro de Visitas Contato
Território Inimigo
Literatura, História, Museologia e Numismática. Sítio de Goulart Gomes, o criador do Poetrix.
Meu Diário
02/01/2010 12h08
LISTA DE FILMES ATUALIZADA
Realizamos a atualização da seleção 200 FILMES INESQUECÍVEIS. Novas inclusões e exclusões e acrescentamos diretor, gênero e ano de cada filme.
Vale a pena conferir.
Publicado por Goulart Gomes
em 02/01/2010 às 12h08
 
02/01/2010 12h06
80.000 ACESSOS!
Logo nestes primeiros dias de 2010 o TERRITÓRIO INIMIGO atingiu um total de 80.000 leituras aos textos aqui disponibilizados.
Mais uma vez, obrigado aos amigos e leitores!
Publicado por Goulart Gomes
em 02/01/2010 às 12h06
 
01/01/2010 14h35
A DÉCADA QUE NOS ESPERA
A revista SUPERINTESSANTE de Janeiro/2010 traz instigantes matérias sobre o breve futuro que nos aguarda. É notável o avanço tecnológico que nosso planeta vem sofrendo, desde o final da Segunda Guerra Mundial, e mais intensamente nessa última década, ao preço de muita destruição ambiental.
 
É assustador observar como algumas tecnologias inovadoras em 2000, hoje estão parcial ou completamente obsoletas, como o Zip-Drive, os antigos buscadores Cadê e Altavista, WAP e o Geocities, todos os modelos de aparelhos celulares e fax. E o que nos espera é ainda mais surpreendente, como os leitores de livros digitais, a exemplo do Kindle, que também incorporarão assinaturas de jornais e revistas, o avanço dos carros elétricos, as experiências com teletransporte, materiais invisíveis, engenharia genética e biônica, física quântica, desenvolvimento de novos medicamentos, como as pílulas da inteligência (já chamadas de Viagra do Cérebro) e a Televisão 3D.
 
Mas as mudanças também se estendem aos próprios conceitos religiosos e filosóficos. O jesuíta argentino José Gabriel Funes, diretor do Observatório Astronômico do Vaticano, instalado em Castelgandolfi e com um posto avançado no Arizona, para espanto de todos, afirmou “que Deus pode ter criado seres inteligentes em outros planetas do mesmo jeito que criou o universo e os homens”. É a Igreja Católica se rendendo à evidência de que não estamos sozinhos nesse universo de três trilhões de galáxias.
 
É... um admirável mundo novo nos espera. Quem viver (e suportar), verá!

Publicado por Goulart Gomes
em 01/01/2010 às 14h35
 
31/12/2009 15h03
A SELEÇÃO DE CONTOS DA REVISTA BRAVO!

Acaba de chegar às bancas a revista especial BRAVO! intitulada 100 CONTOS ESSENCIAIS DA LITERATURA MUNDIAL. Bem, se fazer uma lista de 100 livros já dá um trabalho infernal, imagine só uma lista de 100 contos! O universo de textos excelentes é infindável! As coleções organizadas por Aurélio Buarque de Holanda e Paulo Rónai (Mar de Histórias, volumes 1 a 10) e por Flávio Moreira da Costa (série Os 100 Melhores...) já nos dão uma boa ideia disto. Lógico que todas as listas são apenas referências e a da Bravo! é mais uma contribuição para aqueles que querem maiores informações sobre esse maravilhoso gênero literário. É tão variada a possibilidade de seleção que apenas dois contos coincidem com a minha lista INCONTÁVEIS CONTOS ESSENCIAIS (ver em Textos - Resenhas): O Homem que Sabia Javanês, de Lima Barreto e A Terceira Margem do Rio, de Guimarães Rosa. Vale a pena conferir as duas seleções.

Publicado por Goulart Gomes
em 31/12/2009 às 15h03
 
26/12/2009 11h05
PALAVRAS QUE LIBERTAM XIII: Ecologista da alma
Todo aquele que une esforços pelo Bem comum é abençoado. Porque deixar o seu mundo pequeno para expandir as fronteiras do dar torna o seu universo infinito. 
    
Deixa os limites que te prendem ao egoísmo, ao só se preocupar consigo mesmo para mergulhar no oceano infindável do compartilhar amor, compaixão, admiração, reconhecimento. 

    
Entrega-te à doação do que tens de melhor, que te sentirás mais pleno do que se o teu movimento fosse apenas em direção a ti mesmo. 

   
Ninguém é feliz sozinho. Não nos referimos à solidão relativa a uma possível vida conjugal. Nos referimos ao “estar só” no sentido de abandonar-se e abandonar o próximo, a humanidade. É desistir de ser feliz e espargir felicidade. É estar no mundo sem estar presente de verdade. 

   
Assuma o teu verdadeiro papel na Terra. Ele não se limita a cumprir as tarefas diárias de trabalhar em prol do teu sustento, zelar pela tua família e divertir-se nos momentos de descanso. Não, não é apenas isso. A vida exige bem mais. Estais aqui, todos estão para abraçar a grande família humana. Todos necessitam de ti. Até os desconhecidos precisam das tuas boas vibrações de amor, que  higienizam o ambiente da Terra.

  
Seja um ecologista da tua alma e da egrégora terrena. Faça a profunda limpeza das ervas daninhas do teu coração e do ambiente que te cerca e preserva todo o manancial de luz latente que habita em ti e em todos deste Planeta. Basta deixar esta luz vir à tona e invadir os corações sedentos de um guia, de um norte, de uma direção. 

   
Tu podes ser esta luz que norteia os caminhos da redenção, da verdadeira paz. Seja esta luz para ti e para toda a humanidade, ainda que as trevas te ameacem, ainda que as lutas tentem te abalar, ressurja translúcido e persistente em tua saga de transformar a ti e, assim, contribuir com a regeneração do Planeta Terra. És uma célula deste grande complexo, desta imensa morada de almas.

 
Muita luz!
 
Maria Rosa
 
(mensagem psicografada pela médium Cristina Barude, Salvador, 10.12.09)
Publicado por Goulart Gomes
em 26/12/2009 às 11h05
Página 44 de 79